Fiscalização

Deputada Estadual

Verbas para Covid-19 – A deputada Mabel Canto protocolou requerimento solicitando explicações do Estado de como está aplicando os recursos federais recebidos para o combate à pandemia do Covid-19 no Paraná.

Pagamento Mais Médicos em Ponta Grossa – Atraso no pagamento dos médicos do programa Mais Médicos em Ponta Grossa foi denunciado pela deputada Mabel na Assembleia Legislativa. No dia seguinte o pagamento foi regularizado.

ICMS dos combustíveis – Governador publicou nas redes sociais que não autorizaria o reajuste do ICMS para combustíveis no Paraná, mas alguns dias depois o reajuste aconteceu. Deputada Mabel cobrou uma explicação

Vacinas contra Covid-19 – Mabel cobrou do Secretário de Estado da Saúde a forma de distribuição de vacinas para a região dos Campos Gerais e informou que muitos profissionais da saúde ainda não haviam recebido as doses.

Concessionárias investigadas poderão participar de Leilão dos Pedágios – O discurso de que as concessionárias envolvidas nos escândalos de desvios dos pedágios não poderiam participar das novas concessões já não existe mais. Isso porque, no dia 10 de dezembro de 2020, a Controladoria Geral do Estado revogou a resolução n.º 67/2019.

100% de Asfalto em Ponta Grossa – Mabel cobra governador para cumprir promessa feita na campanha eleitoral de 2020.

Leilão dos Pedágios do Paraná – Mabel se posicionou contra a proposta do governo do Estado e do governo Federal para o modelo para novas concessões do Pedágio no Paraná.

Trincheira da PR 151 – Obra levou 5 anos para ser concluída e teve aditivos que triplicaram o seu custo.
Pedido de Informações mostraram que a obra custaria R$ 19,8 milhões reais. Depois da fiscalização a obra foi entregue e o custo foi reduzido para 17,4 milhões.
O caso foi encaminhado para o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado para providências.

Escola Est. Padre Pedro Grzelczaki – 5 Salas de aula de madeira traziam risco para alunos.
Devido a grande demanda de alunos, em 2008 foram construídas cinco salas de aula de madeira com a promessa quem em seis meses começaria a obra definitiva das salas em alvenaria. Depois de eleita deputada, na primeira visita ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, a deputada Mabel descobriu o problema e começou trabalhar para a solução. Trouxe o secretário Estadual de Educação, Renato Feder para conhecer a realidade da escola, conquistou os recursos – R$ 820 mil, a obra está prevista para ser entregue até o final de 2021.

Escola Iolando Taques – Alunos se deslocam mais de 10 km para assistir aulas em espaço emprestado.
Atualmente, a Escola Estadual Iolando taques funciona em um barracão cedido pela Prefeitura, ao lado do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Há mais de 15 anos a comunidade aguarda a construção do prédio para abrigar a escola. A deputada Mabel Canto cobrou o Governo Estadual sobre o descaso e teve apoio do presidente da FUNDEPAR, José Maria, para garantir recursos junto ao BIRD. Em 2021, o projeto arquitetônico já foi realizado e está em fase de execução dos demais projetos complementares.

Escola Francisco Pires – Cara-cará
Licitação foi realizada no dia 26/12/2019, aguardando ordem de serviço para retomada das obras.

Escola Linda Bacila – Boa Vista
Colégio entregue pelo Estado em 2019.

IML e Polícia Científica
Realizada locação de imóvel para a parte administrativa de ambos os órgãos, bem como, atendimento dos exames de corpo e delito. Aguardando providências pela SESP em relação ao conteiner refrigerado que armazena os corpos.
Muro do IML foram feitas três licitações, mas sem interessados. Aguardando a SESP realizar a quarta licitação com valor superior aos já realizados.

Parque de Vila Velha
O Governo do Estado entregou a administração do parque para a iniciativa privada. Solicitado a manutenção dos empregos dos guias e condutores e abertura do Museu de Geologia e Paleontologia.

Obras do Lago de Olarias
Devido a lentidão das obras foi feita a cobrança sobre os valores repassados pelo Estado, foi informado que a prefeitura não havia pago a sua contrapartida. Obra com mais de um ano de atraso com a promessa para ser entregue no mês de março/2020

Antigo prédio do Hospital Unimed
Apoio aos servidores da 3ª Regional de Saúde que solicitam que no imóvel funcione orgãos da própria saúde do Estado, como a Farmácia da 3ª Regional e o Hemepar.

Avenida Souza Naves
Solicitado ao Governo do Estado audiência com os empresários e moradores da região sobre as obras do acordo de leniência.

Fim das aposentadores dos ex-governadores e viúvas
Corte dos «benefícios» em fevereiro de 2020 pelo Governo do Estado.