Audiência Pública discute políticas de proteção às mulheres com foco nos programas Recomeço e AMPARA

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em conjunto com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) e a Defensoria Pública do Estado do Paraná, promoveu, nesta terça-feira (3), uma audiência pública sobre políticas públicas voltadas à proteção e emancipação das mulheres em situação de vulnerabilidade. 

Proposta pela líder da Bancada Feminina, deputada estadual Mabel Canto (PP), a iniciativa reuniu importantes autoridades, como a secretária da SEMIPI, Leandre Dal Ponte; o defensor público-geral do Estado, Dr. Matheus Cavalcanti Munhoz; além da procuradora da mulher na Alep, deputada Cloara Pinheiro (PSD), e das deputadas Maria Victoria (PP), Cristina Silvestri (PP) e Luciana Rafagnin (PT).

A audiência teve como foco dois programas estratégicos: o Programa Recomeço, da SEMIPI, previsto para ser implementado no segundo semestre deste ano, e o Programa AMPARA, da Defensoria Pública, em funcionamento desde abril. Ambos os programas visam fortalecer a rede de apoio a mulheres em situação de risco, promovendo acolhimento, segurança e caminhos para a autonomia.

Durante o evento, a deputada Mabel Canto entregou, em nome de toda a Bancada Feminina, menções honrosas à SEMIPI, representada pela secretária Leandre Dal Ponte, e à Defensoria Pública do Estado, recebida pelo Dr. Matheus Munhoz, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol das mulheres paranaenses.

“Cabe a essa Bancada Feminina, que é histórica, com 10 deputadas, não apenas aprovar e apoiar, mas oportunizar a divulgação de programas como o Recomeço e o AMPARA, uma vez que nós trabalhamos aqui na Assembleia para aprimorar as políticas públicas em prol das mulheres paranaenses. Por isso a nossa audiência, com apoio da SEMIPI e da Defensoria Pública, tem o objetivo de capacitar de forma técnica as pessoas que estão na ponta, trabalhando com as políticas públicas em prol da mulher no Paraná. A Bancada Feminina tem trabalhado na criação de leis que beneficiam as mulheres, principalmente no combate e pelo fim da violência contra a mulher”, afirmou a deputada Mabel Canto.

O evento também contou com a presença da desembargadora eleitoral Dra. Tatiane de Cássia Viese, do TRE-PR; da juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais, Dra. Sandra Mara de Oliveira Dias; da desembargadora substituta da CEVID – TJPR, Dra. Fabiana Silveira Karam, além de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, fortalecendo o debate interinstitucional em prol da proteção das mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *