Biografia

Deputada Estadual

Mabel Canto nasceu em 1985 na cidade de Clevelândia no sudoeste do Estado do Paraná. Ponta-grossense de coração há mais de 28 anos, recebeu em junho de 2020 o Título de Cidadã Honorária dessa cidade que tanto ama. Casada, mãe de dois filhos, advogada e radialista, continua seguindo os passos do seu pai, Jocelito Canto, no rádio e na política.

Iniciou sua carreira no rádio quando tinha 15 anos, e atualmente apresenta nas terças-feiras e quintas-feiras o programa “O Repórter”, pela internet, na página oficial do programa. Esteve ao lado do pai em suas campanhas políticas e acompanhou diretamente seus mandatos como prefeito de Ponta Grossa e deputado Estadual do Paraná. Posteriormente, também trabalhou como Assessora Jurídica na Secretaria de Segurança Pública do Estado e atuou como técnica responsável pela gerência do Programa Leite das Crianças por toda região dos Campos Gerais.

Mabel herdou de família o compromisso de auxiliar as comunidades carentes. Segue desde o início do seu mandato buscando a ampliação do Hospital Regional, onde já conseguiu indicar recursos no valor de R$ 2,4 mi para equipar e mobiliar a nova maternidade que atenderá gestantes de toda a região dos Campos Gerais.
A Parlamentar indicou mais de R$ 15 mi em recursos aos municípios dos Campos Gerais nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e Segurança Pública. Mabel tem acompanhado e fiscalizado obras públicas em todo o Estado, com destaque para a Trincheira do Los Angeles no Município de Ponta Grossa, onde descobriu que a obra custou quase 20 mi aos cofres públicos e apontou inúmeros indícios de irregularidades que foram encaminhados ao GAECO e Ministério Público.

Mabel Canto também conseguiu a retomada da reconstrução da obra do Colégio Francisco Pires Machado, interrompida devido aos desvios de recursos da Operação Quadro Negro. É autora da Lei Estadual 20.127/2020 – a Lei do Parto Adequado, que garante o direito a todas as gestantes do estado de escolher a via de parto.
Desenvolveu o Projeto Garagem Mulher na região dos Campos Gerais, que tem como objetivo dar apoio em inúmeras frentes às mulheres da região, como empreendedorismo, combate a violência, apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social e inserção da mulher na política. Sempre defendendo os direitos das mulheres, além dos projetos apresentados em prol das paranaenses, tem combatido na Assembleia Legislativa a violência contra as mulheres.

Nas eleições de 2020, Mabel Canto, foi candidata (pela primeira vez) para prefeitura de Ponta Grossa. A candidata teve 61.702 votos no 1º turno, tornando-se a candidata mais votada dentro do mesmo. No segundo turno, conquistou 79.442, cerca de 47,53%.

Como compromisso de campanha tem publicado em seu site, www.mabelcanto.com.br, todas as notas e recibos dos gastos do seu mandato, transparência até então inédita no Estado. Destina desde o início do mandato metade do seu salário para instituições sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade da região. A gestão da parlamentar é focada em austeridade, transparência e fiscalização. Mabel Canto acredita que a “política bem-feita tem o poder de mudar a vida das pessoas”.